A importância de lidar com a ansiedade

Quando o assunto é a ansiedade, precisamos entender quando as emoções deixam de ser sentimentos normais e passam a trazer prejuízos a vida da pessoa.

Essa sensação é parte do instinto do indivíduo e passa a se caracterizar como um transtorno quando seu nível aumenta demasiadamente. É natural que ocorra em certas ocasiões, como antes de um evento importante por exemplo, mas quando a intensidade é muito elevada, podem haver crises.

Apesar da origem genética da doença, muitas pessoas chegam aos consultórios relatando problemas em lidar com as pressões do dia a dia, principalmente ligadas a carreira: sobrecarga de trabalho, estresse generalizado, uma rotina de muita cobrança, ou seja, a queixa existe tanto por parte de quem se cobra demais quanto por aqueles que são cobrados.

Quadros de preocupação excessiva, insônia, ganho ou perca de pesos muito acentuados, problemas com fobias, crises de pânico e situações correlacionadas precisam ser tratadas com atenção. Socialmente é comum rotular estes transtornos como “frescura”, mas quem sofre na pele entende como isso pode ser incapacitante.

É importante deixar de lado o tabu e buscar auxílio para lidar com estas questões. Os tratamentos para a ansiedade trazem uma boa reação aos pacientes ao longo do tempo. As medicações quando ministradas não causam dependência e a terapia é um ponto fundamental para auxiliar no ajuste do estilo de vida que para a melhor da condição.

Conte com o Instituto Catarinense Mais Saúde nos momentos em que você e sua família mais precisam: temos planos a partir de R$19,90 ao mês, conheça:

Quero conhecer

A ansiedade é um transtorno para você?

Comentários