Maio amarelo: você também é responsável por um trânsito melhor

Durante o mês de maio várias ações são realizadas em todo o país com o objetivo de chamar a atenção para o alto índice de mortes no transito brasileiro.

Atualmente em média temos uma morte no trânsito a cada 12 minutos e uma pessoa permanentemente sequelada por minuto em acidentes no Brasil. Desde 2010 o número de mortes é de mais de 40mil por ano.

Nessa luta todos são responsáveis: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Cada um exerce importante papel na discussão e no engajamento por mudanças que contribuam para salvar vidas.

Para refletirmos:

Causas dos acidentes de trânsito em 2016 - dados da PRF.

Podemos fazer a nossa parte com ações muito simples:

  • Álcool e direção não combinam. Os reflexos lentos e alterados podem fazer a diferença se tentar reagir a um imprevisto;
  • Sempre cheque as condições do veículo. Nem sempre as rodovias têm espaço adequado e seguro para pararas em caso de pane, causando sérios riscos para todos.
  • Cuidado com o sono e o cansaço. Em viagens longas, faça pausas regulares para despertar e se alongar. Esses poucos minutinhos investidos valem muito a pena!
  • Use o cinto de segurança: uma atitude simples que reduz drasticamente o risco de morte em acidentes, além de garantir que até mesmo em pequenas colisões em perímetro urbano você saia apenas com o susto.
  • Respeite a sinalização e velocidades máximas. É normal subestimarmos os riscos em função da experiencia ou até mesmo por conta de um veículo que transmita uma sensação de segurança. Porém imprevistos acontecem: uma via preferencial não respeitada, óleo na pista, pessoas e animais cruzando a via de forma desavisada… não seja pego de surpresa.
  • Motociclistas: usem o capacete. A moto gera um grau de exposição muito maior. Este item de segurança maximiza as chances de sobrevivência em caso de quedas e colisões.
  • Pista molhada? Vá com calma… tanto nas rodovias quanto no perímetro urbano, o veículo perde aderência, facilitando a perca de controle e as colisões.
  • Ultrapasse com segurança. Se optar por este tipo de manobra, faça apenas em locais permitidos e garanta visão e espaço suficientes.
  • Pegue leve com farol alto. Quem vem no sentido oposto acaba tendo a visão ofuscada. Se você se deparar com um farol alto, concentre a visão na faixa branca da pista ao meio fio da rua.
  • Não use o celular ao volante. Acredite: há pessoas que ainda se arriscam teclando enquanto dirigem… não seja uma delas!

Que tal conhecer um plano que cuida da saúde de sua família a partir de R$19,90 por mês? Consultas agendadas por telefone, com uma ampla rede de médicos e dentistas em Florianópolis, Joinville e cidades próximas:

Quero conhecer

Maio amarelo: você também é responsável por um trânsito melhor

Comentários

Classificado como: