Instituto Catarinense Mais Saúde

O zika vírus é transmitido aos humanos através de picadas do inseto Aedes Aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da febre Chikungunya.

Os sintomas do zika vírus incluem febre, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele. Pode ocorrer, com menos frequência, problemas digestivos, como dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre, aftas e coceira pelo corpo.

Mesmo que na mídia presenciemos várias teses diferentes em relação a ligação dos casos de zica com a microcefalia (má formação do crânio de bebês em gestação por mães contaminadas pelo vírus), precisamos estar atentos quanto ao diagnóstico e tratamento: a rede pública de saúde tem dificuldades em oferecer acesso a exames que confirmem a doença, exigindo assim cuidados redobrados por parte das mães em período de gestação.

Para tentar evitar a contaminação, recomenda-se que as gestantes estejam em ambientes livres dos criadouros do mosquito, utilizando roupas compridas que cubram a pele e que mantenham uso constante de bons repelentes.

O ideal é que qualquer pessoal com suspeitas e com os sintomas descritos procure auxílio médico, evitando-se a automedicação.

O Instituto Catarinense Mais Saúde oferece acesso aos melhores médicos de Joinville e região a partir de R$19,90 ao mês. Confira!

Quero conhecer

Zica vírus: saiba mais e previna-se

Comentários

Classificado como: