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Nos momentos que antecedem a menstruação você fica depressiva, irritada e se enche de chocolates? Se sim, você faz parte do grupo de 75% de mulheres que sofrem com variados sintomas deste período.

A boa notícia é que na maioria dos casos é possível passar pela TPM de uma forma mais amena com simples cuidados na rotina diária. Veja aqui algumas dicas:

  1. Pratique atividade física: atividades leves e moderadas como caminhada, trote e o ciclismo praticadas de duas a três vezes por semana liberam endorfinas que relaxam e ajudam a amenizar o inchaço.
  2. A mudança de hábitos alimentares não deve se restringir apenas ao período da TPM. Evitar alguns alimentos pode aliviar os sintomas: moderar o café, o sal, doces em excesso e o álcool. Alimentar-se adequadamente ajuda a evitar a distensão abdominal, náuseas, inchaços, mal humor e outros inconvenientes. Uma alimentação leve e em intervalos corretos deveria rotina para qualquer pessoa que deseja uma viver de forma saudável.
  3. O consumo de alimentos ricos em magnésio ajuda a amenizar a vontade louca de devorar chocolates. O chocolate não é proibido, mas para evitar os abusos é bom investir em alimentos com soja, aveia, feijão e tomate, ricos nessa substância. Há estudos que compravam que mulheres com dieta rica em magnésio sofrem menos com a TPM.
  4. Cultive bons momentos: durma bem, acorde disposta, evite se possível as atividades que possam lhe gerar stress. Chás de camomila aliviam o inchaço enquanto o suco de maracujá ajuda a acalmar e relaxar. Dias agradáveis e prazerosos são uma ótima iniciativa para amenizar a TPM.
  5. Em alguns casos, os sintomas da TPM podem ir além do suportável. Caso você não consiga controla-los, não deixe de procurar a ajuda especializada. O Instituto Catarinense oferece acesso aos melhores ginecologistas da região a partir de R$19,90 ao mês.

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Você sofre com a TPM? Se sim, essa dica é para você

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