blog-021

No Brasil, em média uma a cada dez pessoas sofre deste problema. É um mal muito comum, mas o preconceito e o estigma servem de barreira para que as pessoas se tratem de forma adequada.

Por ser um transtorno mental, o preconceito faz com que as pessoas demorem a tomar uma iniciativa em procurar auxilio especializado. A dificuldade em interpretar os sinais atrapalha a busca pelo tratamento, pois são fáceis de confundir com sentimentos naturais, como indiferença, tristeza e desânimo.

Outra questão é o fato do humor não ser constante. É normal que hajam momentos difíceis e estressantes no dia a dia e que podem desencadear tristeza, luto e sentimentos negativos. O problema surge quando estes sentimentos passam a ser rotineiros.

A depressão passa a ser considerada quando alguns destes sentimentos começam a afetar o cotidiano, como a produtividade no trabalho, nos estudos e as relações com outras pessoas.

Existem alguns sinais que podem indicar um quadro depressivo: alteração de humor, desinteresse por coisas que antes despertavam interesse, falta ou excesso de sono, falta ou excesso de apetite, problemas de concentração, pensamentos de morte e indisposição física.

Na presença de alguns destes sintomas é muito importante a busca por ajuda. O Instituto Catarinense Mais Saúde oferece acesso a psicólogos especializados através de planos a partir de R$ 19,90 ao mês.

Quero conhecer

Sinais de que você pode estar com depressão

Comentários