O frio do inverno e a saúde das crianças

Esse começo de inverno tem sido marcado pelas baixas temperaturas. Em várias cidades do estado de Santa Catarina, as temperaturas negativas já são frequentes, chamando a atenção para os cuidados com a saúde das crianças.

Alguns cuidados simples podem ajudar os pequenos a atravessar a estação com saúde e disposição. Veja algumas dicas:

Manter uma boa alimentação já é de praxe. Para quem teve bebê recentemente, vale lembrar da importância do aleitamento materno, pois ele carrega importantes anticorpos.

A boa higiene ajuda a afastar riscos de contaminações. Lavar as mãos com frequência ajuda a barrar uma porta de entrada importante, pois as crianças costumam levar as mãos a boca, aos olhos e as vias aéreas.

Tente evitar o contato das crianças com pessoas doentes. Quanto menor a criança, maior a vulnerabilidade do seu sistema imunológico. Infecções por doenças de inverno ocorrem com facilidade por meio de tosse e espirros aliados a ambientes mal arejados.

Quando o assunto é agasalho, o bom senso é a melhor referência. As crianças pequenas não devem permanecer descobertas, por outro lado é preciso ter cuidado com excessos que possam atrapalhar os movimentos e a livre respiração.

Os alergenos precisam ser observados com atenção: fumaça de cigarro, pelos de gato, roupas felpudas… Muitas crianças tendem a manifestar problemas respiratórios em função de reações alérgicas a estes e a vários outros elementos. Por isso a importância da manutenção de um ambiente limpo e arejado.

Os alimentos gelados, como sorvetes e picolés não são necessariamente proibidos nessa estação. Dependendo da idade, estes podem ser consumidos sem problemas, com o bom senso da mamãe.

Não menos importante: leve a sério as datas de vacinação. A imunização pode poupar a criança não só da gripe, mas de várias doenças graves.

Que tal cuidar da saúde dos seus filhos com os melhores profissionais de Joinville e região? Tenha acesso a partir de R$19,90 ao mês, conheça agora mesmo:

Quero conhecer

O frio do inverno e a saúde das crianças

Comentários

Classificado como: