Não se reprima: coma bem, de forma saudável e sem fazer contas

O constante cálculo das calorias consumidas diariamente costuma ser prática comum para quem busca controlar o peso. Será que existe alternativa para tornar as coisas mais simples?

O assunto gera opiniões diversas, porém um estudo do médico Nicholas Wright afirma, de forma resumida afirma: se você deseja eliminar peso de forma saudável e duradoura, não deve dar tanta importância ao valor calórico dos alimentos. A abordagem apontada por Nicholas é a de que o mais válido é esquecer as calorias, e focar em escolher melhor os alimentos.

Como foi o estudo?

Durante um trimestre, 33 pessoas foram monitoradas. Foram instruídas a não mudar sua rotina de exercícios físicos e também a não contabilizar as calorias do que comiam. Porém só poderiam consumir legumes, frutas, grãos e farinhas não refinadas, em qualquer quantidade. Também receberam aulas de culinária, foram incentivados a evitar produtos de origem animal e reduzir o consumo de gorduras encontradas no abacate por exemplo. Outras 33 pessoas em outro grupo foram monitoradas, sem interferência.

Houve algum resultado?

O grupo que foi apenas monitorado, não apresentou mudanças significativas. Já aquele que teve mudanças no cardápio perdeu peso de forma muito expressiva: seis meses depois haviam perdido em média 12,1kg. Até um ano depois, os resultados ainda eram visíveis. Outro benefício relatado por este grupo foi o menor uso de medicamentos e a redução do colesterol.

As aulas de culinária ajudam a tornar a mudança mais amigável. Tornou-se evidente a importância de uma dieta equilibrada, além do reconhecimento do papel do nutricionista que acompanha todo o processo.

Pesquisas como essa tem um caráter meramente informativo, por isso apesar dos dados apresentados, ao iniciar qualquer mudança em sua dieta não deixe de consultar um especialista credenciado, ok?

Além de mudanças positivas para sua vida, busca saúde e bem-estar para sua família? Então tenha acesso aos melhores médicos e dentistas de Joinville, Florianópolis e cidades próximas em planos a partir de R$19,90 por mês. Conheça agora mesmo:

Quero conhecer

Não se reprima: coma bem, de forma saudável e sem fazer contas

Comentários

Classificado como: