blog-014

O início da menopausa, por volta dos 45 anos de idade costuma ser um momento de grandes transformações para o corpo e a mente da mulher. Mas com os avanços da medicina atual, a mulher pode ter uma vida muito mais plena caso venha a se cuidar adequadamente.

A ausência do hormônio estrogênio é o principal responsável pelas mudanças que surgem nessa época. Cerca de 80% das mulheres na menopausa relatam sentirem ondas de calor, ou fogachos. A distribuição da gordura no corpo muda, passando a acumular-se na região abdominal. A pele passa por mudanças na textura, passando a ter menos brilho.

A vida sexual também é afetada, pois a falta de estrogênio causa a secura vaginal, tornando as relações sexuais desconfortáveis e dolorosas. Algumas das outras interferências causadas pela ausência deste hormônio são: osteoporose, irritabilidade, baixa autoestima e a depressão.

A terapia de reposição hormonal tem se mostrado um eficiente recurso para evitar o surgimento de doenças e melhorar a qualidade de vida nessa nova fase. Muito se avançou nesse campo, e hoje é possível aproveitar a vida com segurança sem se privar de seus prazeres.

O Instituto Catarinense Mais Saúde oferece acesso aos melhores especialistas da região, com planos a partir de R$ 19,90 ao mês. Viva melhor, conheça nosso plano hoje mesmo.

Quero conhecer

Menopausa: você está pronta?

Comentários