Final de ano: alimente-se bem e de forma saudável

O final de ano está aí e nessa época se torna quase impossível resistir as delicias do natal e do réveillon. Apesar das tentações, sim, é possível se alimentar muito bem aproveitando tudo de forma saudável e sem arrependimentos. Vamos as dicas?

  1. Moderação: essa é a palavra-chave válida para o ano todo e que também faz toda a diferença durantes os festejos. O ideal é não exagerar, mantendo um equilíbrio entre os intervalos regulares das refeições. Experimentar não é pecado, desde que você não se encha a cada degustação.
  2. Talvez possa soar como exagero, mas pode funcionar: passar muito tempo a mesa ou com petiscos nas rodas de conversas é um comportamento que pode induzir um maior consumo calórico. Se você deseja manter o equilíbrio da sua dieta sem passar sufocos, evite passar muito tempo beliscando.
  3. O que fazer com doces e gorduras: são difíceis de serem deixados de lado, convenhamos. Para burlar os vilões de uma alimentação saudável, vale substituir: um suco natural tem muito menos açúcar que o refrigerante da mesma forma que a carne de peru nutricionalmente costuma ser mais indicada do que as carnes vermelhas. Nas pequenas e boas escolhas você estará promovendo seu bem-estar sem se privar.
  4. Frutas verduras e legumes: não os deixe apenas na decoração… As vitaminas, fibras e sais minerais além de uma boa hidratação são maravilhosos para manter o metabolismo em dia.
  5. Falando em líquidos, a hidratação é fundamental para desintoxicar o organismo. Recomenda-se agua e sucos de fruta (naturais). Não abuse do álcool, que além dos efeitos já conhecidos, promovem a desidratação.
  6. E os exageros, o que fazer se acontecer? As questões nutricionais (ganho de gordura por exemplo) são resultados das ações de médio e longo prazo, as quais se deve dedicar diariamente. Se por alguma razão você “chutou a jaca”, esqueça o que passou e coloque a vida em dia. Quando os exageros vão além do que o corpo é capaz de lidar, pode ocorrer diarreia, constipação, enjoo, vômito, etc. Nesses casos é importante tratar-se adequadamente.

Se você se preocupa com sua saúde, pratique a moderação. Se você precisar de cuidados de alguém especializado, conte com o Instituto Catarinense Mais Saúde o ano todo! Tenha acesso aos melhores médicos e dentistas de Joinville e região a partir de R$19,90 ao mês. Saiba mais:

Quero conhecer

Final de ano: alimente-se bem e de forma saudável

Comentários

Classificado como: