blog-007

Dia 21 de junho é o Dia Nacional do Combate a Asma. Coincidentemente essa data é muito próxima com o começo oficial do inverno. Mas o que esses eventos tem em comum?

Para os asmáticos é muito comum a manifestação da doença nessa época. De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 6,5 milhões de brasileiros acima de 18 anos são asmáticos. Os principais sintomas são a dificuldade ao respirar pela falta de ar, tosse seca, chiado no peito e consequentemente a ansiedade. Estes sintomas podem surgir em qualquer idade mas são mais frequentes em crianças e idosos.

O frio e o ar seco irritam as vias aéreas causando as crises. A asma é uma inflamação aguda das vias aéreas, que causa o fechamentos dos brônquios e a dificuldade ao respirar. Além do clima, outros fatores também podem causar a manifestação da doença: poeira, ácaros e a predisposição genética.

É muito importante o diagnóstico e os cuidados com a asma, pois nessa época uma crise pode evoluir para quadros mais graves, como infecções pulmonares e até a pneumonia.

Existem exames próprios para a detecção da asma. O tratamento de um especialista aliado a alguns cuidados com a rotina diária trazem um grande ganho na qualidade de vida, por isso não deixe de procurar um médico.

O Instituto Catarinense Mais Saúde oferece planos para que você possa se consultar com os melhores especialistas a partir de R$ 19,90 ao mês. Conheça os benefícios clicando aqui.

Dia Nacional do Combate a Asma

Comentários