Como diferenciar a H1N1 de uma gripe comum?

Com a chegada do inverno é comum o surgimento de problemas respiratórios, dentre eles a gripe.

Tanto a H1N1 como a gripe comum costumam gerar tosse, febre, dor de garganta, dor de cabeça e no corpo. É raro ocorrer manifestações clínicas mais intensas no caso de uma simples gripe. Porém a infecção por H1N1 traz alguns desses sintomas com maior intensidade: o cansaço e as dores musculares são intensos e a febre pode passar dos 39 graus.

Em alguns grupos como o dos idosos, gestantes e de crianças menores de dois anos, é muito importante o acompanhamento mais atencioso, por conta de complicações que podem vir a surgir tais como pneumonia, insuficiência respiratória ou ainda que raramente o óbito.

A identificação do vírus precisa ser feita por meio de coleta da secreção respiratória, que possibilita a identificação do material genético do vírus. É importante pois ajuda a identificar e conter quadros de epidemia que podem vir a ocorrer.

Diferente dos vírus da gripe comum, o H1N1 tem tratamento específico com medicamento oral, disponível nos Postos de Saúde. Outras medidas são recomendadas como repouso, ingestão de líquidos e uma boa alimentação.

Quando houver qualquer suspeita, não deixe de procurar ajuda médica.

Que tal cuidar da saúde de sua família com os melhores profissionais de Joinville e região? Tenha acesso a partir de R$19,90 ao mês, conheça agora mesmo:

Quero conhecer

Como diferenciar a H1N1 de uma gripe comum?

Comentários

Classificado como: