Beijou muito no carnaval? Então é bom ver isso:

Dias de pegação, agito e muita diversão para muita gente. Mas será que o beijo na boca pode ser perigoso? Sim, bastante.

Para piorar as coisas: estudos afirmam que uma grande parcelas dos jovens andam praticando sexo sem proteção, se expondo a toda sorte de DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Essa matéria aponta uma crescente epidemia de sífilis por conta deste comportamento! Se com sexo já há descuido (e muito), com o beijo então nem se fala.

São muito os relatos de foliões que “pegam geral” no carnaval,  mas essa pode ser uma armadilha perigosa: o beijo pode ser uma porta de entrada para muitas doenças. Veja algumas:

  • Cárie e gengivite: como são doenças infecciosas causadas por bactérias, podem ser transmitidas pelo beijo. Aqueles que mantem uma boa higiene oral apresentam pouquíssimas chances de infecção, mesmo em contato direto;
  • Herpes labial: é causada pelo vírus da herpes simples. É caracterizada por feridas nos lábios, rosto ou interior da boca. Apesar de haver medicação antiviral, a crise que dura cerca de uma semana pode voltar de vez em quanto, principalmente quanto o organismo estiver debilitado (cansaço, gripes, falta de sono, etc);
  • Mononucleose: a doença do beijo: provoca sintomas muito parecidos com o de uma forte gripe, Não há tratamento, mas se diagnosticado pode ser tratado com medicação apropriada;
  • Candidíase oral – “sapinho”: a contaminação acontece por meio do fungo Candida albicans. A principal característica da doença são pontos brancos e escamosos na parte interna das bochechas e na língua. O tratamento é realizado com medicação antifúngica.
  • Sífilis: quando em fase evoluída, provoca lesões na pele e na boca. Nesse momento, a bactéria Treponema pallidum pode ser transmitida pelo beijo. A contaminação mais comum por sífilis ainda é por via sexual, mas beijar alguém que está transmitindo a doença em um momento em que o sistema imunológico está alterado em função das festas, representa risco.

Para quem brincou durante as festas e descuidou com as precauções, fica a dica: procure auxílio médico, realize exames preventivos e garanta sua saúde.

Tenha acesso a médicos e dentistas o ano todo em Joinville, Florianópolis e cidades vizinha em planos a partir de R$19,90 ao mês! Conheça agora mesmo e descubra como aliar um custo acessível a um atendimento de excelência:

Quero conhecer

Beijou muito no carnaval? Sua saúde pode estar em risco:

Comentários

Classificado como: