blog-004

O absenteísmo é atualmente um dos problemas mais enfrentados pelos empreenderes atualmente. Uma boa parte das causas se encontram dentro da própria empresa, fazendo com que a rotatividade e as ausências criem uma série de problemas e consequente perca de produtividade.

Um dos quesitos a se avaliar é o nível de satisfação do colaborador: quanto melhor e mais satisfeito estiver, menores serão os motivos para que ele se ausente do trabalho. Para que se consiga promover essa satisfação, é muito importante:

  1. Conhecer seus colaboradores: cada pessoa é única. Os gestores que conseguem identificar os talentos de sua equipe e consequentemente empregam tais aptidões, certamente conseguem melhores resultados. É cativante para um colaborador superar desafios que foram concedidos com bases nas habilidades que ele possui e aprimora. Em contrapartida é um grande benefício atingir metas com um bom clima organizacional.
  2. Agir pelo bem-estar: pequenas ações diárias como o exemplo da ginástica laboral cooperam para combater as lesões por esforços repetitivos (LER) e ainda evitam ansiedade e depressão. A pausa no meio do expediente para a realização de exercícios é forte indicada para combater a tensão emocional.
  3. Flexibilidade: sua empresa permite flexibilização de horários de trabalho? As atividades podem ser quantificadas com base em resultados e não somente em horas trabalhadas? É possível o trabalho através de home office? Nos dias de hoje, perdemos muito tempo no trânsito e sofremos a constante ação do estresse antes mesmo de iniciar uma jornada de trabalho. Esses são apenas alguns dos elementos que podem ser pensados de forma a tornar um trabalho mais atrativo e produtivo, sendo que cada organização pode apresentar suas limitações e oportunidades.
  4. Motivação: o dinheiro tem importância primordial, sem dúvidas, mas não é a única variável avaliada na escolha por se manter ou buscar um novo emprego. Muitas coisas estão envolvidas: a empresa cuida dos seus colaboradores? Oferece um plano de saúde? Há algum sistema que valorize o mérito como a participação nos resultados? Esse conjunto é muito importante para que se consiga manter uma equipe engajada.

O Instituto Catarinense Mais Saúde oferece a você um plano que cuida de seus colaboradores com um investimento a partir de R$ 19,90 mensais. Entre em contato conosco, cuide de sua equipe e vença com melhores resultados!

Quero saber mais

4 passos para sua empresa produzir mais:

Comentários